Atualmente, eu acredito ser raro alguém questionar negativamente a importância da saúde mental, apesar de muitas pessoas, na prática, não darem ainda a devida atenção para este tema.
Também imagino uma gama de respostas possíveis sobre "qual é a importância da saúde mental para a vida", de acordo com perspectiva de quem responde. A mais simples e assertiva talvez seria "para viver bem".
É comum lembrar da necessidade de cuidado e manutenção da saúde mental quando ela nos falta. Algumas situações em que a evidenciamos podem nos tornar objeto de deboche, tristeza ou indignação.
A campanha Janeiro Branco, com destaque no primeiro mês deste ano, busca desmistificar tabus e promover diálogos abertos sobre diversas questões psicológicas. Afinal, todas pessoas padecem, em algum grau e em alguma circunstância, de saúde mental, tal como padecem de saúde física em algum momento da vida.
Apesar das dificuldades emocionais serem tão comuns como problemas de saúde, o cuidado com o psicológico ainda não é tão bem aceito como as questões que nos levam às especialidades médicas voltadas ao corpo.
Eu gosto de afirmar, sempre, que mente-corpo merecem cuidados diários para a saúde integral, pois são indissociáveis. E em um mundo onde o estigma em torno da saúde mental persiste, é impossível alcançar a saúde plena, inclusive, social. Não tem como sermos ou termos um mundo saudável sem esses cuidados.
Por isso, a iniciativa da campanha Janeiro Branco é tão relevante! É como um catalisador para encorajar a busca por apoio e compreensão. Além de promover a ideia de que cuidar da mente é tão crucial quanto cuidar do corpo, pois são, de fato, indissociáveis. O cuidado de um reflete significativamente no cuidado do outro.
É nesse contexto que a campanha destaca a importância de conversas abertas, promoção da empatia e maior alcance e conteúdo na divulgação de informações sobre saúde mental, convidando as pessoas a refletirem sobre a própria saúde psicológica. E também incentivar pela busca de ajuda profissional quando necessário.
Janeiro Branco emerge como um lembrete valioso de que a saúde mental merece destaque e atenção ao longo de todo o ano. Ao abraçarmos esta campanha, estamos, coletivamente, fortalecendo a narrativa em torno da saúde mental. E também estamos trabalhando para quebrar estigmas, construir uma sociedade mais acolhedora e compassiva.
Sobre Fernanda Lunardi - CRP 06/159430:
Com primeira formação em direito, seguiu para a psicologia ao desenvolver gosto por mediação e resolução de conflitos. É formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (em ambas graduações) e em Biopsicologia no Instituto Visão Futuro, onde atuou como facilitadora. Trabalhou como voluntária no CVV - Centro de Valorização à Vida, e hoje faz especialização em Biossíntese no IABSP e formação internacional em Psicoterapia Corporal Cênica em Pesso, com Richard Hoffman.
Saiba mais, acesse: www.fernandalunardi.com.br / Instagram: @fernandalunardi.psi
Agendamento consultas: contato@fernandalunardi.com.br ou pelo whats: 11-996559624
Komentar